JAC
Lei de Lambert
A intensidade de iluminaçao de uma superfície é diretamente proporcional ao co-seno do ângulo de incidência dos raios de luz sobre a mesma, isto é, do ângulo formado pelo raio luminoso e pela normal à superfície no ponto de incidência.
Lei de Avogadro
É a lei que estabelece que volume iguais de todos os gases, na mesma pressão e na mesma temperatura tem, tem o mesmo número de moléculas.
Lei de Boyle
Afirma que sendo a temperatura constante e a pressão não muito elevada, o volume de uma determinada quantidade de um gás varia inversamente com a presão a que está submetido.
Lei de Charles
Todo gás aquecido a pressão constante dilata-se proporcionalmente ao aumento de sua temperatura, quer dizer, a um incremento de temperatura corresponde um igual incremento de seu volume inicial.
Lei de Coulomb
Uma das leis básicas das relações eletrotáticas. A forç~de atração ou de repulsão entre duas cargas elétricas, separadas por uma distância d, é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.
Lei de Dalton
Numa mistura de gases, cada um exerce a mesma pressão como se estivesse só. Se vários gases se acham misturados a uma mesma temperatura e ocupando um mesmo volume, a pressão da mistura é igual a soma das pressões exercidas individualmente para cada gás.
Lei de Gay-Lussac
Esta lei estabelece que, a uma pressão constante, o volume de um gás varia direta e proporcionalmente com a temperatura absoluta.
Lei de Lenz
Toda corrente induzida tem um sentido tal que as forças de reação tendem a opor-se ao movimento ou ação que as produz.
Lei de Maxwell
1) Dois circuitos, quaisquer que sejam, pelos quais circulem uma corente, tendem a dispor-se de maneira que haja o maior número possível de linhas de força eletromagnéticas comuns aos dois;
2) Todo sistema eletromagnético tende a mudar sua configuração de forma que o circuito excitado abranja o maior número de linhas de força numa direção positiva.
Lei de Ohm
Esta lei estabelece a relação entre a tensão aplicada aos terminais de um resistor e a corrente que flui através deste, quando a sua resistência tem um valor que independe da tensão aplicada.
De acordo com a lei, a correntee em um circuito é igual à voltagem dividida pela resistência do resistor:
I = E/R, onde :
I => é a corrente elétrica medida em Amperes;
E => é a tensão em volts e
R => é o valor da resistência medida em ohms.
Ora, se duas destas três grandezas são conhecidas, pode se determinar a terceira desconhecida.
Lei de Ohm para C. A. - Corrente Alternada
Em um circuito de corrente alternada a lei de Ohm nos revela a relação entre a diferença de potencial (ddp) ou força eletromotriz ( f.e.m.), a corrente elétrica circulante e a impedância (Z) do circuito, assim
I = E/Z
Leva-se em conta nesta expressão o valor complexo de Z, tomando-se para seu cálculo o ângulo de fase entre E e I além de outros valores absolutos.
Adiante falarei mais um pouco sobre impedância.
Lei de Faraday
A amplitude da tensão induzida num circuito por um campo magnético é proporcional à razão de variação das linhas de força do campo indutor. Ou seja, só existe tensão induzida se hover variação no número de linhas de força no decorrer do tempo.
É o princípio do funcionamento dos transformadores de força que conhecemos. Aqueles transformadores, por exemplo, que usamos para recarregar as baterias dos nossos celulares dentre outros dispositivos que fazem uso de baterias recarregáveis.
